AGRICULTURA
URBANA
No topo do edifício da Factory Lisbon, irá nascer uma horta urbana biológica visando demonstrar o contributo da produção local para a sustentabilidade do sistema alimentar do HCB, bem como os benefícios desta implantação no consumo energético do edificado.
O projeto destina-se simultaneamente a entidades sediadas no Hub Criativo do Beato, tais como a The Browers Company e a Praça, mas também à comunidade envolvente, contribuindo para a aproximação e interação social entre os membros da comunidade local e cidadãos que usufruam do espaço.
A The Browers Company irá avaliar a viabilidade de produção de lúpulo (planta trepadeira cuja flor é usada na produção de cerveja, e que lhe confere um aroma característico e sabor ligeiramente amargo), utilizando-o como ingrediente nas cervejas a serem produzidas e comercializadas no seu espaço Browers Beato.
A Praça irá trabalhar sobre a produção de ervas aromáticas de diversas espécies, a serem comercializadas e consumidas no seu espaço de mercado e restauração. O objetivo da experiência passa por investigar e demonstrar a viabilidade de produção na cadeia alimentar do HCB, otimizando o processo até aos melhores parâmetros de sustentabilidade.
Com estas experiências, espera-se investigar e demonstrar a viabilidade da produção de alimentos na zona da Grande Lisboa e, devido à proximidade geográfica, eliminar a necessidade de logística e transporte de mercadoria por via rodoviária, contribuindo, deste modo, para a descarbonização.
Através do Programa Hortas, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, os vizinhos do Hub Criativo do Beato poderão desfrutar da sua própria horta urbana, levar para casa os legumes e frutos biológicos que cultivaram, e investir em hábitos alimentares saudáveis. A abertura da horta urbana do HCB aos cidadãos visa fortalecer as relações humanas na comunidade e promover a inclusão social.
Áreas de Intervenção
- - Edifícios
- - Economia Circular e Ambiente
Coordenação e recomendações de política pública
- - Startup Lisboa
- - Lisboa E-Nova
Concepção e implementação do sistema de produção local agrícola
- - Câmara Municipal de Lisboa
- - The Browers Company
- - Praça
- - Factory Lisbon
Partes interessadas
- - Entidades e comunidade HCB
- - Comunidade local
- - Autoridades locais
- - Sociedade civil
HORTA URBANA, UMA FONTE INESGOTÁVEL DE BEM-ESTAR
CERVEJA LOCAL COM LÚPULO DO BEATO
AROMÁTICAS COM VISTA PARA O TEJO E À MESA NA PRAÇA
CULTIVAR E PARTILHAR NOVAS AMIZADES PARA A VIDA
SEMEAR INOVAÇÃO NO HUB CRIATIVO DO BEATO
Os primeiros passos da operação Agricultura Urbana estão dados. As primeiras camas de cultivo da Câmara Municipal de Lisboa foram instaladas no rooftop da Factory Lisbon e plantadas as primeiras espécies que irão demonstrar o contributo da produção local para a sustentabilidade do sistema alimentar do HCB, bem como os benefícios desta implantação no consumo energético do edificado.
Com projeto de cultivo desenvolvido pela Noocity, startup portuguesa especializada na criação de comunidades sustentáveis em espaços públicos ou privados para a promoção da eco-transição, nesta horta urbana biológica já crescem as primeiras variedades de vegetais e aromáticas.
Os próximos passos já estão em andamento. Definir o modelo de atribuição das parcelas desta horta comunitária e o seu respetivo regulamento serão as bases para, em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, parceiro principal deste laboratório-vivo, permitir que vizinhos e membros da comunidade instalada no Hub Criativo do Beato possam desfrutar dos legumes e frutos biológicos que aqui vão cultivar, ao mesmo tempo que se fortalecem as relações humanas na comunidade, se promovem dinâmicas sociais inclusivas e se investe em hábitos alimentares saudáveis.