PROGRAMA DE
ACELERAÇÃO
CLEANTECH
A Startup Lisboa, enquanto incubadora e facilitadora de processos e atividades de inovação para a cidade, irá implementar no HCB Living Lab um programa de aceleração dedicado às tecnologias limpas, com foco nas áreas prioritárias: Energia, Edifícios, Mobilidade, Economia Circular e Ambiente.
Com o objetivo de estimular práticas de sustentabilidade na criação e desenvolvimento de negócios, o programa pretende premiar produtos e serviços inovadores que deverão, em parte, ser demonstráveis no contexto do HCB, contribuindo assim, para a constante evolução do laboratório-vivo e para a transformação sustentável de Lisboa.
A Startup Lisboa tem dinamizado programas de aceleração em diversas áreas, desde a área alimentar às indústrias criativas e, mais recentemente, co-organizou com a Câmara Municipal de Lisboa o programa de mentoria Women4Climate, no quadro da rede de cidades C40. A promoção de uma cultura de empreendedorismo e a atração de talentos nacionais e internacionais está no cerne da política económica de Lisboa e do HCB.
Clean Future é o nome do programa de aceleração, promovido pela Unicorn Factory Lisboa e pela Startup Lisboa. Há 20 mil euros em prémios e as candidaturas decorrem até dia 23 de abril no site oficial do programa: www.cleanfuture.pt.
Áreas de Intervenção
- - Energia
- - Edifícios
- - Mobilidade
- - Economia Circular e Meio Ambiente
Concepção e implementação do programa de aceleração
- - Startup Lisboa
- - Lisboa E-Nova
Partes interessadas
- - Entidades e comunidade HCB
- - Comunidade local
- - Comunidade empreendedora
OPORTUNIDADES PARA NEGÓCIOS MAIS SUSTENTÁVEIS
SUSTENTABILIDADE NO ECOSSISTEMA EMPRESARIAL DA ZONA ORIENTAL DE LISBOA
INTEGRAÇÃO DE SOLUÇÕES COM VISTA À SUSTENTABILIDADE
A startup que está a construir micro turbinas eólicas para produzir energia onde quer que o vento sopre ganha um total de 10.000€ para investir na sua solução e impactar o ecossistema CleanTech. A Deloitte & CTT premiou o vencedor. Parabéns!
Windcredible, The Carbon Games e Hortee, são os vencedores das categorias de construção, mobilidade e retalho no programa de aceleração Clean Future!
Windcredible, vencedor na categoria de Contrução, está centrada no desenvolvimento e produção de turbinas eólicas de eixo vertical (VAWTS) para utilização urbana, uma tecnologia de energia renovável que gera eletricidade a partir do vento.
Hortee na categoria de Retalho, está a reinventar as compras de alimentos locais e sustentáveis, ligando os consumidores aos produtores de alimentos frescos através de facilitadores comunitários privados e públicos, para compras online, mercados locais em formato pop-up e pontos de recolha.
The Carbon Games na categoria de Mobilidade, é uma startup pioneira em tecnologia climática que está a revolucionar a mobilidade sustentável através de soluções inovadoras de carpooling e de um mercado de créditos de carbono de vanguarda.
Cada startup recebe 5.000€ para fazer crescer os seus negócios, beneficiam de acesso ao programa de incubação da Startup Lisboa e da possibilidade de desenvolver as suas soluções com os parceiros do programa! Obrigado à MEXT, EMEL e GS1 Portugal e parabéns às equipas vencedoras!
Depois de 79 candidaturas submetidas por startups oriundas de 28 países diferentes (38% Portuguesas e 62% Estrangeiras), 26% estão ligadas às áreas da Construção, 37% à da Mobilidade e as restantes 37% à de Retalho.
Após a seleção do nosso júri, anunciamos o esquadrão de startups CleanTech que permitirão que as cidades se tornem mais sustentáveis e que vão agora iniciar agora sua jornada de aceleração durante 10 semanas, trabalhando e desenvolvendo as suas soluções tecnológicas:
Construção: Zumer, Bandora Systems, COMU Labs, Mykor, Mortar IO, Revalue, Windcredible, Greenment
Mobilidade: MyGreenApp, OC2P, The Carbon Games, Miivo, APPorta, Gocleer
Retalho: Wingo, CO-YOU, Hortee, Pyck, Swapp, Ecoceno, Santa Farm, Repete, Zeroo
Durante 2 dias, as startups selecionadas estiveram imersas num bootcamp explorando o ecossistema e as indústrias de cada categoria – mobilidade, construção e retalho – para entender o panorama geral e se prepararem para crescer connosco. Mas este é apenas o primeiro passo!
A partir de agora são 10 semanas de aceleração de soluções que prometem melhorar a sustentabilidade das cidades, do Hub Criativo do Beato para o mundo! Obrigado aos parceiros do programa.
3 dias de pitches inspiradores e ideias disruptivas de 70 projetos de mais de 120 empreendedores numa sessão do júri que contou com a contribuição de Carlos Fernandes Bhatt, Nuno Freitas & Maria José Rebelo (CTT), Silvia Mota, Pedro Pantaleão, Miguel Boavida, Filipe Morla & Inês Mota (MEXT), Eduardo Silva, Bernardo Pereira & Victor Vieira (Lisboa Enova), José Maia (1 de Agosto ), Beatriz Riscado, Raul Garcia-Rodriguez, Pedro Sousa Campos, Rita Melo, Paulo Pires & Sérgio Carvalho (Deloitte), Artur Andrade, Luís Figueiredo, Raquel Abrantes, Nuno Azevedo & Pedro Lima (GS1 Portugal), Sofia Taborda (EMEL) , Victor Cruz, João Felix (Mobiag), João Pedro Silva (GED Ventures), Marta Miraldes & Gil Azevedo (Startup Lisboa & Unicorn Factory Lisboa).
Hoje, com a contribuição dos parceiros do Clean Future, realizamos o evento de lançamento deste programa de aceleração focado na Construção, Retalho e Mobilidade, integrado no laboratório-vivo Hub Criativo do Beato Living Lab, cofinanciado pelo EEA Grants.
O pontapé de saída para apoiar startups na criação e desenvolvimento de soluções tecnológicas com vista à melhoria da sustentabilidade da cidades impulsionando os seus negócios inovadores para potencialmente serem aplicados em contexto real na cidade de Lisboa e vir a servir de modelo para replicação noutras cidades de todo o mundo. Candidaturas até 23 de Abril!
www.cleanfuture.pt
Abrem hoje as candidaturas para o Clean Future, programa de aceleração para soluções de base tecnológica em CleanTech focado nos setores que mais impacto adverso geram nas alterações climáticas: Construção, Mobilidade e Retalho.
O Clean Future é uma das operações do laboratório-vivo Hub Criativo do Beato Living Lab e visa apoiar startups na criação e desenvolvimento de soluções com vista à melhoria da sustentabilidade das cidades. Há 20 mil euros em prémios e as candidaturas decorrem até dia 23 de abril.
www.cleanfuture.pt
O programa conta com o apoio da Deloitte enquanto Knowledge Partner e dos CTT, enquanto Strategic Partner. O objetivo é fomentar a sensibilização do ecossistema nacional para as temáticas em destaque e promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras que visam endereçar um futuro mais sustentável.
O programa irá focar-se em três categorias que contam com parceiros com intervenção reconhecida nestas áreas – Construção, Mobilidade e Retalho –, setores onde se verifica um elevado potencial de impacto no combate às alterações climáticas:
- ● Construção: Mota-Engil
- ● Mobilidade: EMEL
- ● Retalho: GS1 Portugal