SISTEMA
ALIMENTAR
CIRCULAR
Os sistemas alimentares nas cidades são factualmente pouco resilientes e auto-suficientes, dependendo cada vez mais de um sistema que tende a operar à escala global. Para inverter um conjunto de fragilidades inerentes a esta falta de resiliência, as cidades estão a promover a implementação de estratégias de produção que promovam a proximidade territorial e a redução de desperdício alimentar através da sua circularidade, reutilização ou valorização para fins energéticos.
A operação Sistema Alimentar Circular irá avaliar a cadeia alimentar do Hub Criativo do Beato numa abordagem sistémica e de ciclo de vida, que incluirá a definição de estratégias ao nível do abastecimento, produção e deposição final, para os agentes da restauração local e da envolvente do HCB.
A Circular, parceiro especializado em consultoria para a sustentabilidade, irá desenvolver e fomentar estratégias pré-definidas de circularidade, e explorará a implementação de novas estratégias que possam ter a sua génese durante a evolução do projeto, avaliando opções alternativas em simultâneo.
Será também desenvolvida uma ferramenta para avaliar os fluxos de alimentos associados ao sistema de restauração, e que produzirá indicadores de desempenho relativos à sustentabilidade do sistema alimentar do HCB.
Áreas de Intervenção
- - Economia Circular e Ambiente
Coordenação e recomendações de política pública
- - Startup Lisboa
- - Lisboa E-Nova
Desenvolvimento do estudo e da ferramenta de input / output
- - Circular
Partes interessadas
- - Entidades e comunidade HCB
- - Comunidade local
- - Autoridades locais
- - Decisores políticos
CIRCULARIZAÇÃO, REUTILIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO
DESPERDÍCIO ZERO
INTELIGÊNCIA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL
A Lisboa E-Nova, entidade responsável pela Direção Técnica do HCB Living Lab, convida a participar no “Ponto de Encontro” no dia 3 de novembro com a Circular, entidade parceira que tem em implementação a operação Sistema Alimentar Circular deste laboratório-vivo.
Nesta sessão, Samuel Niza, CEO da Circular, apresentará o relatório “Sistemas alimentares circulares de génese urbana – Contributos para um laboratório vivo no Hub Criativo do Beato” e que tem como objetivo principal apresentar um conjunto de exemplos práticos de contributos para o desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis e circulares.
A sessão é gratuita, com inscrição obrigatória e sujeita a validação.
Inscreva-se AQUI.
Demos mais um passo na abertura do Hub Criativo do Beato Living Lab à comunidade.
Samuel Niza, CEO da Circular, responsável pela conceção e implementação da operação Sistema Alimentar Circular do Living Lab, apresentou no espaço d’A Praça, o relatório “Sistemas alimentares circulares de génese urbana – contributos para um laboratório vivo no Hub Criativo do Beato” a uma audiência composta por parceiros, vizinhos, startups, empresas, organizações, instituições e profissionais da área alimentar, circularidade e sustentabilidade.
Depois da partilha exemplos práticos do relatório, discutiram-se ideias e opiniões, e convidamos a audiência a fazer parte da criação de uma nova comunidade do Hub Criativo Living Lab para interação de conhecimento, experiências e iniciativas.
Download do relatório AQUI
No próximo dia 21 de julho pelas 15:30, será apresentado o relatório “Sistemas alimentares circulares de génese urbana – contributos para um laboratório vivo no Hub Criativo do Beato” à comunidade envolvente ao HCB e outras partes interessadas na temática da alimentação.
Este documento foi produzido no âmbito dos trabalhos do Living Lab do Hub Criativo do Beato e tem como objetivo principal apresentar um conjunto de exemplos práticos de contributos para o desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis e circulares.
Depois da apresentação, será levantada uma discussão à volta do tema e recolher contributos de todos os presentes com o objetivo de dar início à criação de uma comunidade de interação com as iniciativas desenvolvidas através do Hub Criativo Living Lab.
A apresentação decorrerá no Hub Criativo do Beato, no edifício da PRAÇA.
Apresentação à equipa do FoodLink (projeto coordenado por CCDRLVT, AML e ICS-ULisboa) o trabalho sobre Sistemas Alimentares Circulares que a Circular está a desenvolver em conjunto com a Lisboa E-Nova, no âmbito do Living Lab do Hub Criativo do Beato (projeto financiado pela EEA Grants Portugal). Estamos certos que foi a primeira de muitas interações entre projetos com tanto em comum.
A apresentação teve lugar no extraordinário espaço da antiga Fábrica do Pão da antiga Manutenção Militar, no Hub Criativo do Beato.