livinglogo

Os óleos alimentares usados são um resíduo de elevado potencial de contaminação dos recursos hídricos quando não depositados corretamente. No entanto, podem tornar-se uma fonte mais sustentável quando transformados em biodiesel, pois emitem cerca de 85% menos CO2 do que o gasóleo convencional, evitando por inerência a necessidade de recurso a combustíveis fósseis.

Com vista a explorar as vantagens deste resíduo, bastante comum da culinária portuguesa, será implementado um sistema de recolha de óleos alimentares usados no Hub Criativo do Beato e sua envolvente, nomeadamente em residências e estabelecimentos locais. Esta recolha visa a produção de biodiesel avançado, processo que será conduzido pela Prio nas suas refinarias, sendo posteriormente utilizado pela Carris em carreiras que irão servir diariamente o Hub Criativo do Beato.

Além da mitigação do impacte ambiental, pretende-se com o Beato BioBus, promover o uso do transporte público entre os membros da comunidade do HCB, bem como, sensibilizar a população para as vantagens e importância da adoção de comportamentos mais sustentáveis.

ÁREAS DE INTERVENÇÃO

  • - Mobilidade
  • - Economia Circular e Ambiente

COORDENAÇÃO TÉCNICA, CONCEPÇÃO E PROCESSO DE CO-CRIAÇÃO

  • - Startup Lisboa
  • - Lisboa E-Nova

CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE RECOLHA ÓLEOS ALIMENTARES, PRODUÇÃO DE BIODIESEL E OPERAÇÃO DAS CARREIRAS DE AUTOCARRO

  • - Carris
  • - Prio

PARTES INTERESSADAS

  • - Entidades e comunidade HCB
  • - Comunidade local
  • - Autoridades locais
  • - Decisores políticos
  • - Sociedade civil

24-Jan-24
2ª edição do Concurso Escolar Beato Biobus arrancou em 15 escolas da zona Oriental de Lisboa

No passado dia 23 de Janeiro, na Escola Básica João dos Santos na presença de Sofia Athayde, Vereadora do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, José António Videira, Presidente da Junta de Freguesia de Marvila, e representantes do Agrupamento de Escolas Dom Dinis, a PRIO realizou, em conjunto com a Carris, Startup Lisboa, Lisboa E-Nova e Câmara Municipal de Lisboa, a primeira ação de sensibilização aos alunos convidados a participar na 2ª edição do concurso escolar Beato BioBus, no âmbito do projeto Hub Criativo do Beato Living Lab, cofinanciado pelo EEA Grants.

Esta 2ª edição conta com a participação de 15 escolas juntando 4 agrupamentos da rede pública – Luís António Verney, Dom Dinis, Eça de Queiróz e Santa Maria dos Olivais –  abrangendo um total de 4.524 alunos do pré-escolar ao secundário envolvidos na temática da descarbonização nos transportes urbanos e sensibilizados para a importância do correto encaminhamento dos óleos alimentares usados. 

Em cada escola, a PRIO instalou um oleão inteligente e entregou garrafas (mini-oleões) de oferta aos alunos de forma a promover e facilitar o processo de armazenamento e transporte do resíduo recolhido na Escola, e irá premiar a que maior quantidade óleos alimentares usados recolher. O objetivo é a produção de biodiesel para autocarros da CARRIS a partir dos óleos alimentares usados recolhidos e criar uma carreira movida a ‘Zero Diesel’ para mobilidade ao Hub Criativo do Beato e comunidade envolvente.

Esta iniciativa procura envolver toda a comunidade escolar e demonstrar o papel que cada um de nós pode ter na tão necessária e urgente missão de combate às alterações climáticas, contribuindo, por outro lado, para a transição justa de uma sociedade neutra em carbono, alavancada pela inovação, tecnologia e empreendedorismo, gerado por este laboratório-vivo, o Hub Criativo do Beato Living Lab.

01-Mar-23
As escolas vencedoras da 1ª edição do Concurso Escolar Beato Biobus

As escolas básicas Professor Agostinho da Silva, Luíza Neto Jorge e Manuel Teixeira Gomes vencem a 1ª edição do Concurso Escolar Beato Biobus. Foram as que mais litros de óleos alimentares usados reuniram em 4 meses num universo de mais de 3500 alunos em 10 escolas da zona Oriental de Lisboa.

Os 1.264 litros recolhidos serão transformados em biodiesel pela @PrioEnergy para abastecer autocarros da @carris.pt numa carreira movida a ‘Zero Diesel’ a ser criada para esta zona da cidade.

Esta iniciativa procura envolver a comunidade e demonstrar o papel que cada um de nós pode ter na tão necessária e urgente missão de proteção do planeta! 

23-Jun-22
PRIO e CARRIS lançam Concurso Escolar para Beato Biobus

Oleões inteligentes foram distribuídos em 10 escolas da zona Oriental de Lisboa e lançada a 1ª edição do Concurso Escolar Beato Biobus.

O concurso escolar Beato BioBus conta com a participação de escolas dos agrupamentos D. Dinis, Luís António Verney, Santa Maria dos Olivais e o Colégio Valsassina, juntando mais de 3.500 alunos envolvidos na temática da descarbonização nos transportes urbanos e sensibilizados para a importância do correto encaminhamento dos óleos alimentares usados. O objetivo é a produção de biodiesel para autocarros da CARRIS a partir de óleos alimentares usados recolhidos e criar uma carreira movida a ‘Zero Diesel’ para mobilidade ao Hub Criativo do Beato e comunidade envolvente.

A PRIO procedeu à instalação de um oleão inteligente em cada escola para promover a recolha, e irá premiar, com materiais educativos e visitas de estudo, a escola que maior quantidade óleos alimentares usados recolher desde 1 de abril até ao próximo dia 31 de julho. 

Consultar o regulamento do concurso -> AQUI

O arranque desta iniciativa contou com a presença da nova mascote Oli-fante, numa campanha de ativação e sensibilização dedicada nas 10 escolas inscritas, onde foram entregues cerca de 3.500 mini-oleões e “flyers”. A ação contou a com a presença da responsável da PRIO que procurou chegar a todos os alunos com a mensagem da importância para o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados, sendo este resíduo posteriormente transformado na fábrica da PRIO num biocombustível amigo do ambiente que irá abastecer a carreira da CARRIS “Beato BioBus”. 

Esta iniciativa procura demonstrar o papel de cada um de nós, enquanto cidadãos nesta tarefa que é proteger o nosso planeta, criando um exemplo de uma economia circular, bem como, contribuir para a transição justa de uma sociedade neutra em carbono alavancada pela inovação, tecnologia e empreendedorismo gerado por este laboratório-vivo, o Hub Criativo do Beato Living Lab.

14-Jun-22
PRIO e CARRIS iniciam implementação da operação Beato Biobus

A PRIO e a CARRIS unidas na operação Beato Biobus, integrada no projeto Hub Criativo do Beato Living Lab, arrancaram com a sua implementação para promover a sustentabilidade e a economia circular na mobilidade ao Hub Criativo do Beato e comunidade envolvente. O objetivo do projeto é a produção de biodiesel para autocarros da CARRIS a partir de óleos alimentares usados recolhidos em locais selecionados das freguesias da zona Oriental de Lisboa, criando uma carreira movida a ‘Zero Diesel’. Oleões inteligentes foram distribuídos em 10 escolas e lançada a 1ª edição do Concurso Escolar Beato Biobus.

Esta operação foi lançada no segundo semestre de 2021, permitindo potenciar a utilização de um combustível desenvolvido pela PRIO na Fábrica de Biocombustíveis em Aveiro em vários autocarros da CARRIS. Este combustível, produzido inteiramente através de matérias-primas residuais, que permite reduzir em 84% as emissões de gases com efeito de estufa dos tradicionais combustíveis fósseis, não sendo necessário efetuar qualquer alteração aos motores.

Pedro Bogas, Presidente do Conselho de Administração da CARRIS afirma: “Este projeto é um exemplo de como se pode agir a um nível local, pensando nos problemas globais. A CARRIS está muito orgulhosa de poder explorar o seu potencial de chegar à população de Lisboa, num projeto que junta educação ambiental ao combate às alterações climáticas e a uma sensibilização para a reciclagem de resíduos. É um caso notável de economia circular, numa altura em que a importância de reduzir as importações de petróleo e as emissões de Gases com Efeito de Estufa não podiam estar mais na ordem do dia.”

Para Anabela Antunes, COO da PRIO Bio, Membro da Comissão Executiva PRIO, “Esta iniciativa conjunta com a Carris consolida a utilização de biodiesel em frotas dedicadas, com um biocombustível com 0% de energia fóssil, produzido a partir de óleos alimentares usados. É muito relevante o contributo das matérias-primas residuais para a produção de biocombustíveis e é importante sensibilizar o cidadão para a importância da recolha dos óleos alimentares usados, contribuindo assim para a mobilidade sustentável e potenciando a economia circular.”

Para além dos objetivos estabelecidos com o concurso dos EEA Grants, a PRIO e a CARRIS vão aproveitar as sinergias para estudar e monitorizar a performance dos veículos, o que permitirá publicar um estudo de caso sobre o desempenho de autocarros com base em diferentes tipos de energia.

14-Abr-22
Beato Biobus na Futurália 2022

O Hub Criativo do Beato Living Lab esteve presente na Futurália 2022 com a operação Beato Biobus, uma parceria entre a PRIO e a Carris, com o conceito de economia circular perfeita de forma acelerar a transição Energética, e que consiste na instalação de um sistema de recolha de óleos alimentares usados no HCB e comunidade local, para transformar em Energia limpa: um Biocombustível amigo do ambiente para abastecer os Autocarros que servem a mobilidade da zona do HCB.

A edição 2022 deste evento anual dedicado à oferta educativa, formação e empregabilidade, teve como tema de fundo “Como (posso) construir um futuro mais sustentável ?” e fomentar com os visitantes um debate aberto centrado na sustentabilidade e mostrar de forma prática aos mais jovens como podem contribuir ativamente para preservar o planeta.

31-Mai-21
Projeto Beato Biobus une Carris e Prio para descarbonizar transportes urbanos

A PRIO e a CARRIS uniram-se para desenvolver a operação Beato BioBus que irá ser lançada no segundo semestre de 2021 para promoção da mobilidade sustentável na cidade de Lisboa, criando uma carreira movida a Zero Diesel, e que faz parte do projeto Hub Criativo do Beato Living Lab aprovado no âmbito do concurso EEA Grants.

Este combustível desenvolvido pela PRIO na Fábrica de Biocombustíveis em Aveiro e que é produzido inteiramente através de matérias-primas residuais, é um “diesel totalmente livre de petróleo” que permite reduzir em 84% as emissões de gases com efeito de estufa dos tradicionais combustíveis fósseis, não sendo necessário efetuar qualquer alteração aos motores. No total, serão até 8 autocarros movidos a Zero Diesel e que irão servir o Hub Criativo do Beato, já a partir do segundo semestre de 2021.

De forma a promover a economia circular, vão ser instalados vários oleões avançados e simples na zona do Hub Criativo do Beato de forma a recolher a maior quantidade possível de óleos alimentares usados que irão ser transformados em biocombustível para abastecer os autocarros da carreira que irá servir a zona. As duas empresas esperam que com o Beato BioBus seja possível poupar-se mais de 400 mil litros de gasóleo e cerca de 1 118 toneladas de emissões de CO2 por ano.

Este projeto nasce da candidatura da Startup Lisboa, com a direção técnica da Lisboa E-Nova, ao EEA Grants, Aviso #4, Programa Ambiente para a criação do Hub Criativo do Beato Living Lab, que contempla também outros 8 projetos.

Newsletter

PT